FUTEBOL DE CEGOS – BONSUCESSO

FUTEBOL QUE NÃO SE VÊ

A aula de educação física curricular é um espaço rico e de aproximação de diferenças e isso foi observado pelos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental até a 2ª Série do Ensino Médio ao receberem a equipe da URECE – Esporte e Cultura de Futebol de Cinco. Esse é um esporte tri-campeão olímpico e é praticado por deficientes visuais. O termo deficiente poderia induzir à idéia de que se trata de uma pessoa não eficiente, cujas capacidades são limitadas, porém os alunos puderam observar, bem de perto, que isso não é verdade.

Essas pessoas que apresentam características diferentes de grande parcela da população rompem com esse tipo de preconceito ao mostrar que são tão ou mais inteligentes e esforçadas do que as outras. A própria prática do futebol para cegos é um exemplo desse mito.

Todos tiveram uma atividade muito divertida, na qual todos puderam experimentar as dificuldades encontradas no dia a dia por essas pessoas.

O grupo URECE, liderado pelo seu presidente Anderson, trouxe vários atletas e, entre eles, Eduardo (Dudu), que estará no próximo mês no Japão junto com a seleção brasileira, no mundial da modalidade. Mais do que uma aula, uma lição de vida!

Professor Bruno Nascimento