A ESCRITA CUNEIFORME SUMÉRICA

A ESCRITA CUNEIFORME SUMÉRICA

A atividade proposta e realizada consistiu em levar os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental (Segundo Segmento) a elaborarem tabletes de escrita cuneiforme baseados em símbolos do sistema de escrita elaborado na Mesopotâmia antiga. Tal exercício foi realizado após os alunos terem entrado em contato, através de aulas expositivas, com o conteúdo relacionado aos povos da Suméria, Assíria e Babilônia. A partir disso, eles, já inteirados dos elementos básicos presentes nessas sociedades, conheceram o sistema de escrita cuneiforme baseado em antigos pictogramas.
Assim, após a preparação, foi realizada a aula em que eles elaboraram seus próprios tabletes cuneiformes. O material utilizado foi argila e gravetos de madeira, os quais serviram como “canetas”, com as quais os alunos puderam gravar suas frases nos tabletes de barro. Além disso, na própria aula, foram apresentados alguns símbolos da escrita cuneiforme suméria que deveriam ser utilizados na elaboração de simples frases.
Dessa forma, os alunos puderam comparar sistemas de escrita – o atualmente utilizado, baseado no alfabeto latino, e o cuneiforme sumério -, assim como as diferenças tecnológicas nas formas de escrever. Ao se depararem com uma escrita que utilizava pictogramas para expressar ideias e argila para registrá-las, eles concluíram o quanto a escrita atual é mais prática em ambos os sentidos. Perceberam também que, apesar da simplicidade material, a linguagem escrita suméria teve grande importância por ter sido a primeira a ser elaborada pela humanidade, alterando os caminhos posteriores que esta percorreu.

Av. dos
Democráticos
Nº 1251
Tel/Fax:
3682-2000

Rua Hermínia,
Nº02
Tel/Fax:
2113-2000

Rua Evanildo Alves,
Nº 83
Tel:
3885-0469

Av. Paula Lemos,
Nº 298
Tel/Fax:
3611-7000
Rua Padre Ventura,
Nº 184
Tel/Fax:
2114-2000