VOLEI SENTADO – CACHAMBI

VOLEI SENTADO, UM ESPORTE ADAPTADO – PROFESSOR BRUNO NASCIMENTO

Nessa aula, os alunos do 6º, 8º e 9º anos e do Ensino Médio puderam aprender uma nova forma de jogar voleibol: experimenta-lo através da perspectiva de um portador de necessidades especiais; vivenciar as dificuldades de locomoção de uma pessoa portadora de necessidades especiais e estimular a solidariedade e a inclusão social através dessa prática esportiva.

Criado em 1956, na Holanda, o vôlei sentado é um esporte adaptado onde podem competir amputados, paralisados cerebrais, lesionados na coluna vertebral e pessoas com outros tipos de deficiência locomotora. Essa vivência aproxima nossos alunos de uma realidade, de certa forma distante, porém, fundamental para levantar questões importantes a serem discutidas na sociedade, por exemplo, a deficiência ou limitação física. Além de introduzir neles a importância de valorizar e respeitar as diferenças e entender as possibilidades de superação dos limites.

A ideia de trabalhar o voleibol sentado, que é uma modalidade esportiva paralímpica, com os alunos é de mostrar as diferentes possibilidades de práticas esportivas adaptadas para portadores de deficiências físicas com o objetivo de resgatar a autoestima, mudar conceitos e promover a inclusão dessas pessoas na sociedade.

Acreditamos que nossos alunos sairão dessa aula com um novo conceito e uma nova perspectiva sobre a vida. E essa é a nossa função!!!!!