Programa Esportivo e Cultural

Trabalhamos com uma estrutura chamada “Programa Esportivo e Cultural”, que abriga três frentes de atuação, sendo a primeira, a Educação Física Curricular, de caráter obrigatório para todos os alunos. Dentre as frentes optativas, oferecemos o Extraclasse, composto por até 17 modalidades de atividades extracurriculares, aquáticas, terrestres e artísticas; incluso com subsídios significativos para os alunos da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental e aberto à comunidade. A terceira frente, também optativa, representa a dimensão do treino, sendo oferecida através de modalidades de equipes de excelência, que representam a escola em festivais, mostras e competições regionais, nacionais e até internacionais, cujo ingresso do aluno acontece através do convite de um de nossos treinadores, que também são os professores atuantes no curricular e no extraclasse.

O Programa Esportivo e Cultural é um dos nossos diferenciais, somos uma das poucas escolas do Rio de Janeiro que tem essa preocupação e por isso temos uma ampla oferta de atividades extraclasse para toda família:

  • Balé – Essencialmente oferecida no setor extraclasse que, tradicionalmente, disponibiliza diversos horários nas saídas dos turnos da manhã e da tarde (predominantemente). As turmas são formadas por alunos na faixa etária de 3 a 9 anos. Ao longo do ano, existem diversas possibilidades dos alunos realizarem apresentações com palcos montados no INTERSAM, nas Festas Juninas e no Congresso Internacional SM Fitness & Wellness. No fim do ano, é realizada uma grande Mostra de Dança, onde todos os envolvidos com a modalidade reúnem-se em uma de nossas unidades.
  • Basquete – É uma das modalidades mais praticadas nas unidades escolares. Amplamente utilizada na Educação Física curricular nas diferentes faixas etárias com vivências múltiplas e regras alternativas, chega ao setor de rendimento com equipes masculinas e femininas, de referência na cidade, que disputam competições em nível regional, nacional e até mesmo internacional. Com escolinhas lotadas em todas as unidades, em diferentes faixas etárias, apresenta uma gama de horários que possibilita aos familiares opções diversas para que os educandos tenham uma prática satisfatória e em consonância com as demais atividades da rotina escolar.
  • Capoeira – a capoeira é uma modalidade amplamente difundida e prestigiada, por reunir características culturais brasileiras únicas e fundamentais para o processo educacional. No extraclasse, são oferecidas escolinhas nas saídas de turno escolar pelos “Mestres de Capoeira”, que possuem um nome fantasia que, mais tarde, também é dado aos alunos, através de um exame chamado “batizado”.
  • Caratê – A modalidade é oferecida no extraclasse das unidades Taquara e Bonsucesso. Os alunos, anualmente, são submetidos a um exame de faixas, que avalia a sua evolução técnica. Muitos alunos, surgidos no extraclasse, acabam migrando para equipe e disputando os jogos intercolegiais.
  • Futsal – No extraclasse, o Futsal é o desporto terrestre que, primeiramente, foi implantado e é o mais procurado, até os dias atuais, tendo grandes filas de espera nos horários mais concorridos. O CSM possui uma equipe de alto rendimento no futsal, através da qual já alcançamos grandes resultados como a Futcup, em 2016, e até mesmo em âmbito internacional, como no Adidas Plus Challenge, na Alemanha, em 2006.
  • Hidroginástica – É a modalidade mais procurada pelos pais e avós de alunos. Através das propriedades físicas da água, como pressão hidrostática, empuxo, densidade, aliadas às leis de Newton e princípios dos fluídos, conseguimos melhorar o retorno venoso, a postura, o controle da pressão arterial e prevenir doenças, como osteoporose e artrose. As aulas não têm caráter terapêutico e sim preventivo.
  • Jazz – Essencialmente oferecida no setor extraclasse que, tradicionalmente, disponibiliza diversos horários nas saídas dos turnos da manhã e da tarde (predominantemente). Ao longo dos anos, tem demonstrado ser a modalidade mais procurada pelas meninas e, portanto, tem formado turmas em diferentes faixas etárias, sempre muito concorridas.
  • Judôcolégio-aula-esporte-judô--200x300 O CSM oferece o Judô em todas as unidades, em diversas turmas e diferentes horários. As vagas são muito concorridas, a ponto de se formarem grandes filas de espera. Anualmente, é realizado um exame de faixas com os alunos do extraclasse, chancelado pela federação da modalidade, que analisa a evolução técnica do discente. A equipe mista de Judô da escola é muito bem estruturada e tradicional, representando o CSM em competições intercolegiais regionais e nacionais, além de eventos internos e festivais organizados por outras escolas e academias.
  • colégio-aula-esporte-natação-200x300Natação – É a modalidade mais procurada pelas famílias, que dão preferência a este esporte por questões médicas e até mesmo de segurança familiar. Tradicionalmente, as vagas são reservadas no ano anterior, mediante a matrícula na escola, pois a procura nos horários de saída escolar é muito concorrida. Diferente das demais modalidades encontradas no setor de rendimento, a natação tem um pólo de treinamento em cada unidade escolar.
  • Ritmos colégio-aula-esporte-dança-200x300 A exploração da linguagem corporal através da dança é muito utilizada nos conteúdos do Programa Esportivo e Cultural do CSM. A modalidade Ritmos é oferecida em algumas séries do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, na Educação Física curricular, em todas as unidades. No extraclasse, os alunos podem ampliar a prática e ainda participar de eventos e festivais internos e externos, representando a escola.
  • Violão – A introdução ao aprendizado de violão é realizada no Extraclasse, através de uma metodologia de aulas coletivas, que facilita a aprendizagem em grupo e contribui para a socialização dos alunos. Ao longo do ano, são realizadas apresentações em conjunto na unidade e os alunos têm a oportunidade de participar de festivais de música.
  • Teatro – Essencialmente oferecida no Extraclasse, as aulas de teatro têm o objetivo de auxiliar na aplicação do conteúdo pedagógico, abrindo novos horizontes ao desenvolvimento dos alunos, dentro de um ambiente de atividades coletivas, que favorece a troca de experiências, ajudando a desinibir os mais tímidos e a estimular a criatividade.
  • Vôlei – O extraclasse oferece o voleibol de quadra na unidade Bonsucesso, Taquara e São Gonçalo. O setor de rendimento tem uma equipe masculina de voleibol de quadra e equipes masculinas e femininas de voleibol de praia, que disputam competições intercolegiais, festivais e competições internas.
  • Xadrez – É um esporte intelectivo oferecido no extraclasse das unidades, possui equipes mistas que disputam as competições intercolegiais regionais e nacionais, além de participarem de diversos torneios paralelos na cidade, como o tradicional Circuito do Camping Clube do Brasil.

 

 

Confira as modalidades oferecidas em cada unidade

 

tabelaextraclasse2017

PEC Unidade Bonsucesso

Coordenação Prof. Nei Marques CREF1 0496-G/RJ
Horário de funcionamento: de segunda a quinta-feira, das 08:00 às 19:00. Sexta-feira, das 09:00 às 13:30.
Tel.: 3682-2000 ramais: 2025, 2033 e 2034
e-mail: extraclasse.bs@colegiosantamonica.com.br

 

PEC Unidade Cachambi

Coordenação Prof. João Carlos Martins CREF1 13100-G/RJ
Horário de funcionamento: de segunda a quinta-feira, das 07:00 às 20:00. Sexta-feira, das 07:00 às 18:00.
Tel.: 2113-2000 ramais 2020 e 2006
extraclasse.ch@colegiosantamonica.com.br

 

PEC Unidade São Gonçalo

Coordenação Prof. Reinaldo Dominguez CREF1 9052-G/RJ
Horário de funcionamento: de segunda a quinta-feira, das 08:00 às 19:00. Sexta-feira, das 09:00 às 13:30.
Tel.: 3611-7000 ramal 7015 e 7016
extraclasse.sg@colegiosantamonica.com.br

 

PEC Unidade Taquara

Coordenação Prof. Bruno Nascimento CREF1  9857-G/RJ
Horário de funcionamento: segunda a quinta-feira, das 08:00 às 19:30. E sexta-feira, das 09:00 às 13:30.
Tel.: 2114-2000 ramais 2024 e 2025
extraclasse.tq@colegiosantamonica.com.br

 

Confira as regras e condutas de fair play do PEC

Av. dos
Democráticos
Nº 1251
Tel/Fax:
3682-2000

Rua Hermínia,
Nº02
Tel/Fax:
2113-2000

Rua Evanildo Alves,
Nº 83
Tel:
3885-0469

Av. Paula Lemos,
Nº 298
Tel/Fax:
3611-7000
Rua Padre Ventura,
Nº 184
Tel/Fax:
2114-2000