A Temática Esportiva da Natação
A iniciativa da direção do SIEEESP em trazer a temática esportiva, em específico a natação, para um congresso com a relevância e a tradição do “Saber” é louvável e estratégica. “Num Estado como o do Rio de Janeiro com 92 municípios, aproximadamente 5.000 escolas, sendo dessas aproximadamente 1.300 escolas privadas (Fonte: Censo Escolar do Inep), onde constata-se um movimento de crescimento direcionado para a base dos educandários, ou seja, cresce mais quanto menor a idade do aluno, é presumível que as escolas que consigam aliar uma boa formação acadêmica e humanística a uma gama de atividades extracurriculares esportivas e culturais de qualidade saíram na frente das demais.
A oferta de atividades esportivas de qualidade no interior das escolas no momento em que as crianças principalmente de Educação Infantil e Ensino Fundamental 1º Segmento precisam explorar, aprimorar e ampliar seus repertórios motores, pode ser um verdadeiro diferencial de fidelização das famílias às escolas. A escola por natureza já é um local de formação de valores, a locomoção nas grandes metrópoles se torna cada dia mais crítica, e a entrada maciça da mulher no mercado de trabalho, são fatores que têm levado à permanência cada vez mais longa das crianças nas escolas. Nesse momento os estabelecimentos de ensino que conseguirem atender com eficiência pedagógica e qualidade estarão realmente construindo um caminho sólido para suas empresas.
A atividade Natação por si só, carrega consigo um passivo que remete e agrega questões extremamente positivas como por exemplo saúde, qualidade de vida, lazer, prazer, bem-estar e principalmente segurança. Qual família que não quer desfrutar da tranquilidade de saber que seu filho já sabe nadar desde a mais tenra idade? Isso tranquiliza os pais que além de saberem que a criança está praticando um esporte completo e saudável, sabem também que ela pode com facilidade integrar-se às atividades sociais que envolvem praias, piscinas, cachoeiras, e lagoas com autonomia e desenvoltura. Se isso tudo puder ser feito com planejamento, boa base metodológica, avaliação de desempenho e dentro do ambiente escolar, estamos sem dúvida alguma gerando conforto e segurança para todos.
Aqueles que militam na esfera privada de ensino e já possuem piscina em sua escola, sabem avaliar a diferença que uma piscina segura, bem cuidada e com amplos recursos pedagógicos faz em uma visita guiada. A chegada à piscina com os visitantes representa o ápice da demonstração, pois além de ser visualmente bonita, desperta nas famílias a satisfação de saber que dentro de todas as possibilidades de crescimento educacional que o seu dependente terá naquela escola a educação aquática terá o seu espaço reservado.
Conheça o Programa Esportivo e Cultural (PEC) do Colégio Santa Mônica:
