O Colégio Santa Mônica
Em 1937, é fundada, no bairro de Bonsucesso, zona da Leopoldina da cidade do Rio de Janeiro, uma pequena escola com apenas duas salas de aula, chamada Externato Redentor. A escola segue nesse modelo até 1969, quando, então, se transforma em Ginásio Redentor, ampliando progressivamente suas atividades.
No ano de 1971, já com o nome Ginásio Santa Mônica, a escola atravessa grandes dificuldades e tem sua sobrevivência ameaçada, com 114 alunos e muitas dívidas. As dificuldades foram sanadas, e inicia-se uma fase de grande desenvolvimento, com a implementação de uma nova administração, que permanece até os dias atuais, responsável pela transformação do Ginásio Santa Mônica em Colégio Santa Mônica, no ano de 1977. Concomitantemente inaugura-se uma nova unidade no bairro do Cachambi, zona norte da cidade.
O ano de 1996 marca o avanço do Colégio à zona oeste da cidade, com a inauguração da unidade Taquara, em Jacarepaguá, com ampla aceitação da comunidade local, que se matricula em grande parte ainda no barracão de obras, demonstrando confiança no trabalho desenvolvido pela escola em outras regiões da cidade.
As quatro unidades abrigam aproximadamente 5.000 alunos, todos conduzidos por mais de 600 funcionários, entre docentes, administrativos e de serviços, perseguindo, assim, a visão de seus fundadores de consolidar-se como uma instituição reconhecida pela sociedade, através da excelência em seus serviços e atendimentos educacionais.
Conheça as Unidades do Colégio Santa Mônica
Educar com qualidade, do maternal ao terceirão (pré-vestibular), visando à formação global do aluno, através de ações pautadas na ética e na sensibilidade, objetivando formar cidadãos conscientes, críticos, criativos, inovadores, capazes de contribuir significativamente para a sociedade.
Consolidar-se como uma Instituição reconhecida pela sociedade através de excelência em seus serviços e atendimentos educacionais.
Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, a arte e o saber;
Pluralismo de ideias e concepções pedagógicas;
Respeito à liberdade e apreço à tolerância;
Valorização do profissional de educação;
Valorização de experiências extraescolares;
Garantia do padrão de qualidade;
Vinculação entre a educação escolar e as práticas sociais;
Oportunidade de constantes aperfeiçoamentos de sua equipe.