PROGRAMA ESPORTIVO E CULTURAL (ATIVIDADES EXTRACLASSES)

Trabalhamos com uma estrutura chamada “Programa Esportivo e Cultural”, que abriga duas frentes de atuação, sendo a primeira, a Educação Física Curricular, de caráter obrigatório para todos os alunos. Na frente optativa, oferecemos o “Extraclasse” que é composto por até 17 modalidades de atividades culturais e esportivas, divididas entre aquáticas, terrestres e artística, onde,  também,  atendemos ao público externo.

 

Com o aumento do confinamento urbano e dos problemas relacionados a ansiedade e depressão entre os jovens, a prática das atividades extraclasses tem sido um excelente modo de combater o sedentarismo e diminuir o tempo destinado às “telas” entre nossos alunos.

Conheça as atividades:

AQUÁTICAS

Natação – A natação é considerada um dos esportes mais completos, pois ao praticar essa modalidade a pessoa movimenta todas as partes do corpo, de forma submersa na densidade da água. O CSM possui muita tradição no ensino dessa modalidade esportiva e tem metodologia própria que atende alunos de 6 meses até a idade adulta. É também muito procurada por questões médicas, terapêuticas e de segurança, já que, nosso estado tem amplos recursos hídricos que atendem ao lazer da população fluminense.

Hidroginástica – É a modalidade mais procurada pelos familiares (pais e avós) de alunos e também pelo público externo. Através das propriedades físicas da água, como pressão hidrostática, empuxo, densidade, aliadas às leis de Newton e princípios dos fluídos, conseguimos melhorar o retorno venoso, a postura, o controle da pressão arterial e prevenir doenças, como osteoporose e artrose. As aulas não têm caráter terapêutico e sim preventivo.

Hidroterapia Também conhecida como fisioterapia aquática é uma atividade terapêutica que consiste na realização de exercícios dentro de uma piscina aquecida e ajuda na recuperação de diferentes enfermidades relacionadas ao aparelho locomotor.

 

colégio-aula-esporte-judô-
colégio-aula-esporte-natação
colégio-aula-esporte-dança

TERRESTRES

Futsal – O futsal é um esporte de equipe, que tem por objetivo colocar a bola no gol adversário. Quando tal objetivo é alcançado, diz-se que um gol foi marcado e um ponto é adicionado à equipe que o atingiu. A partida é ganha pela equipe que marcar o maior número de gols.
Em nível escolar, o Futsal é uma modalidade muito concorrida, principalmente entre os meninos, apesar de ganhar, progressivamente, muitos adeptos entre as meninas que, atualmente, já praticam a modalidade até nos recreios escolares. No extraclasse, o Futsal é o desporto terrestre que, primeiramente foi implantado e é o mais procurado, até os dias atuais, tendo grandes filas de espera nos horários mais concorridos.

Basquete É um esporte coletivo praticado entre duas equipes. É jogado com uma bola, onde o objetivo é inseri-la no cesto fixo localizado nas extremidades da quadra. O Basquete do CSM vem se desenvolvendo com muita intensidade, chegando ao ponto de ser uma das modalidades mais praticadas nas unidades escolares. Com escolinhas lotadas em diferentes faixas etárias, apresenta no setor extraclasse uma gama de horários que possibilita aos familiares opções diversas para que os educandos tenham uma prática satisfatória e em consonância com as demais atividades da rotina escolar.

Vôlei – O objetivo do jogo é rebater a bola, fazendo-a cair na quadra adversária para marcar o ponto e não deixá-la cair em sua própria quadra, em constante voleio. Os fundamentos do voleibol são: posição de expectativa ou básica, saque, toque, manchete, cortada, bloqueio, mergulho e cobertura. Atualmente, o voleibol tem grande desenvolvimento em nível mundial, tanto no feminino como no masculino e amplo interesse da mídia nos grandes eventos da modalidade e em algumas derivações do esporte, como o voleibol de praia, que também tornou-se esporte olímpico.

Judô – Arte marcial originária do Japão, que tem por objetivo projetar o adversário para o chão. O respeito e a disciplina são primordiais para o aprendizado e o treinamento do judô. No CSM, além de conhecer as técnicas dessa luta, os alunos são estimulados a entender a filosofia desse esporte e utilizá-la no seu dia-a-dia. Os praticantes, anualmente, são submetidos a um exame de faixas, que avalia a sua evolução técnica.

Capoeira – A capoeira é uma modalidade amplamente difundida e prestigiada, por reunir características culturais brasileiras fundamentais ao processo educacional. Os praticantes são estimulados de variadas formas, aprendendo a autodefesa de forma lúdica e prazerosa, cantando as músicas temáticas da modalidade e aprendendo a utilizar os instrumentos característicos dessa, que é a única arte marcial originária do Brasil.  No extraclasse, são oferecidas escolinhas nas saídas de turno escolar pelos “Mestres de Capoeira”, que possuem um nome fantasia que, mais tarde, também é dado aos alunos, através de um exame chamado “batizado”.

Caratê – O Caratê é uma arte marcial surgida no Japão. A palavra Caratê significa “Mão Vazia” e é uma atividade de autodefesa que ensina golpes sem armas de qualquer espécie. No Caratê há duas formas de execução: Kumite e Katas. No Kumite (a luta) o objetivo é marcar mais pontos, com o “golpe definitivo”, quando há movimentos de ataque, defesa, esquivas e deslocamentos. E nos Katas são avaliadas “formas” sequenciais de movimentos, simulando situações de defesa e contra-ataque. No CSM, além de conhecer as técnicas dessa luta, os alunos são estimulados a entender a filosofia desse esporte e utilizá-la no seu dia-a-dia. Os praticantes, anualmente, são submetidos a um exame de faixas, que avalia a sua evolução técnica.

Xadrez – É um esporte intelectivo oferecido no extraclasse das unidades. O objetivo do jogo é capturar e colocar em xeque-mate o “Rei” do oponente. O jogador cujo “Rei” tenha entrado em xeque-mate, perde o jogo. Nas escolinhas do CSM o xadrez é utilizado para o desenvolvimento da concentração, memória estratégica e controle da ansiedade.

 

ARTÍSTICAS

Ballet –Nessa atividade, as crianças são estimuladas a trabalhar de forma lúdica e criativa. O crescimento dentro da atividade evolui por etapas. Na medida em que cada uma delas é plenamente cumprida, a passagem para a etapa seguinte é facilitada. Através dos recursos da dança como saltar, estender-se, girar, respirar, entre outros, o aluno pode perceber e conhecer o próprio corpo e suas possibilidades de movimento, tomando maior consciência sobre sua estrutura e postura corporal.

Jazz – O ‘‘Jazz’’ é uma forma de expressão pessoal, criada e sustentada pelo improviso e tem certas características marcantes que são uma explosão de energia e um ritmo pulsante, e dão o balanço certo e a qualidade ao movimento. Gradativamente, as exigências técnicas vão aumentando, mas respeitando sempre as condições físicas e psíquicas da faixa etária dos alunos.

Ritmos – A modalidade tem como objetivo principal possibilitar a exploração da criatividade, através da descoberta e da busca de novas formas de movimentação corporal, contextualizando todos os tipos de manifestações culturais, com base em seus históricos, peculiaridades e espaços geográficos. A exploração da linguagem corporal através da dança é muito utilizada nos conteúdos do Programa Esportivo e Cultural do CSM. No extraclasse, os alunos podem ampliar a prática e ainda participar de eventos e festivais internos.

Teatro – Essencialmente oferecida no Extraclasse, as aulas de teatro têm o objetivo de colaborar para que a criança e o adolescente tenham oportunidade de atuar dentro de um ambiente de atividades coletivas que favoreça a troca de experiências, abrindo novos horizontes ao desenvolvimento participativo. Também permite aos praticantes da modalidade a evolução de alguns aspectos como: criatividade, coordenação, memorização e desenvolvimento do vocabulário.

 

 

Confira as modalidades oferecidas em cada unidade

PEC Unidade Bonsucesso

Coordenação Prof. Bruno Nascimento CREF1  9857-G/RJ
Horário de funcionamento: de segunda a quinta-feira, das 08:00 às 19:00. Sexta-feira, das 09:00 às 13:30.
Tel.: (21) 98697-7217 – Secretaria Andressa Rodrigues
e-mail: [email protected]

 

PEC Unidade Cachambi

Coordenação Prof. João Carlos Martins CREF1 13100-G/RJ
Horário de funcionamento: de segunda a quinta-feira, das 07:00 às 19:00. Sexta-feira, das 07:00 às 16:48.
Tel.: (21) 98697-7218 – Secretária Angela Ricca
[email protected]

 

PEC Unidade São Gonçalo

Coordenação Prof. Reinaldo Dominguez CREF1 9052-G/RJ
Horário de funcionamento: de segunda a quinta-feira, das 08:00 às 19:00. Sexta-feira, das 09:00 às 13:30.
Tel.:  (21) 98720-8738 – Secretaria Ivânia Campos
[email protected]

 

PEC Unidade Taquara

Coordenação Prof. Nei Marques CREF1 0496-G/RJ
Horário de funcionamento: segunda a quinta-feira, das 08:00 às 19:30. E sexta-feira, das 09:00 às 13:30.
Tel.: (21) 98697-7219 – Secretaria Erica Oliveira
[email protected]

 

Confira as regras de conduta na prática desportiva das crianças e do jovens
Call Now ButtonLigue para matrículas
WhatsApp Matriculas 2022: Mais informações aqui