Dúvidas Frequentes
A partir de qual idadade é possível ingressar no CSM?
A idade requerida para iniciar nas unidades do Rio de Janeiro é de 2 anos completos até dia 31 de março do ano letivo e 3 anos completos até dia 31 de março do ano letivo em São Gonçalo.
É oferecido ensino noturno e EJA?
Não oferecemos Educação de Jovens e Adultos(EJA), nem ensino noturno. Trabalhamos do Maternal ao Vestibular.
Qual o sistema de ensino adotado pela escola?
O Colégio adota, tradicionalmente, materiais didáticos escolhidos entre o que há de melhor no mercado editorial. Temos parceria com a renomada Solução Educacional ANGLO para atender aos alunos do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental II e para alunos da 1ª a 3ª séries do Ensino Médio.
Qual o sistema de comunicação e avaliação usado pelo CSM?
Sistema de Verificação de Aprendizagem - VA, é um sistema que permite com que os pais acompanhem o desenvolvimento diário do aluno, através do aplicativo ou do site. Com esse sistema de ensino, o Colégio Santa Mônica pode se comunicar de uma forma muita mais direta e dinâmica, informando sobre atrasos, comportamento, uniforme e postura. Dessa forma, todos se envolvem com bastante comprometimento na evolução da aprendizagem de cada aluno.
Como a língua inglesa é trabalhada na escola?
O inglês é dado na grade curricular e possui uma abordagem comunicativa, o que permite com que os alunos tenham domínio da língua sem precisar frenquentar cursos.
Existe escola integral no CSM?
Sim, oferecemos escola integral SOMENTE nas unidades da Taquara e Cachambi, nas seguintes modalidades: integral, semi-integral I, semi- integral II, semi-integral III e parcial; até o 5º ano do Ensino Fundamental.
Existe creche ou berçário no CSM?
Não oferecemos creche ou berçário, trabalhamos a partir do Maternal I(2 anos) nas unidades do Rio de Janeiro e Maternal II(3 anos) na unidade de São Gonçalo.
Por que a escola não trabalha com bolsão?
Acreditamos que a prática de bolsão não é igualitária, pois coloca todos os alunos na mesma posição e não avalia a necessidade individual de cada família.
Existe programa de bolsas sociais no CSM?
Oferecemos bolsas sociais de forma pontual, analisando, junto com a assistente social, a necessidade financeira e desempenho escolar de cada aluno.
O CSM oferece atividadades esportivas e culturais?
Sim, oferecemos diversas modalidades esportivas e culturais que estão divididas entre: culturais, terrestres e aquáticas. Modalidades aquáticas são a partir de 6 meses nas unidades do Rio de Janeiro e 3 na unidade de São Gonçalo.
Não sou aluno do CSM, posso fazer atividade extraclasse?
Sim, todas as nossas atividades estão abertas ao público externo.
O CSM trabalha com bolsa atleta?
Não trabalhamos com bolsas, mas dispomos de diversos descontos, tais como: para irmãos, ex-alunos, embaixadores e outros.
O que é o programa 420 minutos?
O Programa 420 minutos, lançado pelo CSM, incentiva às práticas físicas e esportivas semanais, seguindo o tempo mínimo recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde). Para que nossos alunos consigam cumprir, indicamos passeios e atividades físicas em família e dispomos de descontos em nossas modalidades esportivas e culturais.
O que é o Programa Saber Viver?
O Programa Saber Viver, é um programa oferecido nas unidades Cachambi, Taquara e São Gonçalo, a partir do 6º ano, que permite com que o aluno pratique natação 4x na semana após a saída de turno e faz com que ele permaneça por tempo mais estendido na escola. Esse programa é um tipo de ajuda para os pais que trabalham fora, assim podem deixar seus filhos por mais tempo na escola.
O que é Literacia Familiar?
O Programa Literacia Familiar, é um projeto desenvolvido pela diretora de ensino, que tem como objetivo palestras com os pais, nos quais são abordados temas que ajudam os responsáveis no processo educacional do aluno. Os temas apresentados sempre trazem dicas e técnicas educacionais para lidar com os desafios na criação de crianças e adolescentes
Como a escola trabalha a dimensão sociomocional?
Sim! A formação socioemocional, é um modelo permite maior participação da comunidade escolar no processo educacional, o que gera ganhos sociais, cognitivos e afetivos. As atividades desenvolvidas na escola, na maioria, perpassam por todas as habilidades necessárias para a formação integral do aluno.
Se tem banheiro separado para meninas e meninos, ou quem se identifica com o gênero usa o banheiro que se identifica?
Os alunos usam os banheiros do Colégio de acordo com o sexo biológico. (meninos nos banheiros masculinos e meninas nos banheiros femininos).
Tem festa e apresentação de dia dos pais e dia das mães ou vocês comemoram o dia da família?
Temos apresentações do dia dos pais e das mães.
O espaço da educação infantil é separado dos demais níveis de ensino? As crianças se cruzam em algum momento na escola?
O espaço da educação infantil é completamente separado (em outro prédio) na unidade Bonsucesso. Nas demais unidades os espaços são separados por faixa etária. Eventualmente pode haver o contato com outras faixas etárias sempre supervisionado e monitorado.
É permitido namoro na escola? Se beijam no pátio?
Entendemos que o Colégio não é o local adequado para namoro. Não é permitido que alunos se beijem dentro do Colégio.
Vocês têm aluno de inclusão?
Essa informação poderá ser obtida somente na visita à unidade.
Tem enfermaria na escola? Se o aluno se machuca, qual é o procedimento?
Sim temos. Em caso de acidentes, o Colégio dá o primeiro atendimento, e leva para clínica ou hospital de acordo com a orientação da família.
Como é o acolhimento para os novos alunos?
Os alunos novos são acompanhados pelos professores e coordenação na sua adaptação e ambientação.
No integral os alunos, são separados por ensino ou são salas multiseriadas?
São separados em dois grupos - Grupo 1 --> Educação Infantil e 1º ano do Fundamental - Grupo 2 --> 2º ao 5º ano do fundamental
É obrigatório levar o meu filho para a entrevista com o coordenador pedagógico?
sugerimos que traga o futuro aluno(a) no dia do atendimento, pois as nossas coordenadoras gostam de conhecer cada aluno, e pessoalmente, fazerem a composição das turmas, por isso seria muito importante que ele venha também.
Caso eu não queira levar meu filho? O que acontece?
Faremos o atendimento em carater excepcional, somente com os responsáveis apresentando toda a nossa estrutura e metodologia. Posteriormente agendaremos um novo atendimento, juntamente com o aluno, para que a coordenação pedagógica o conheça. Depois dessas duas etapas daremos incio a ao processo de matrícula.