COLÉGIO SANTA MÔNICA-APRESENTAÇÃO MUSICAL-TAQUARA

COLÉGIO SANTA MÔNICA-APRESENTAÇÃO MUSICAL-TAQUARA

APRESENTAÇÃO MUSICAL – ESCOLA INTEGRAL

Entre as muitas atividades desenvolvidas na Escola Integral está a Educação Musical. Todos os alunos começam a ser musicalizados desde o Maternal.

O processo de musicalização se constitui numa atividade lúdica de grande importância para o desenvolvimento das crianças. Considerando a música como uma linguagem que utiliza sons e silêncios para expressar e comunicar, acreditamos na sua importância como uma das linguagens básicas da humanidade e que, por isso, se faz necessária no contexto educativo, visando à formação integral do ser humano.

Na musicalização, o professor mistura aquilo que é divertido com aquilo que é tema de estudo. As crianças aprendem por meio da prática, do concreto e do manuseio. A experiência musical é adquirida com o uso da voz, do corpo e do manuseio de instrumentos, inicialmente de percussão, que são os instrumentos que produzem som através de movimentos como percutir (bater), sacudir ou friccionar.

Criamos um espaço de sensibilização, de manuseio e de construção de possibilidades musicais de expressão e comunicação, num processo contínuo de aprendizado.

Os alunos desde o Maternal são estimulados ao fazer musical em contato com diversos instrumentos numa abordagem baseada no grande educador Carl Orff. Além dos instrumentos de percussão também usamos um instrumento melódico, para os alunos, a partir do segundo ano do Ensino Fundamental. Este instrumento é de grande importância nesta fase em que o aluno já demonstra o resultado do processo de musicalização. A flauta doce é um instrumento cujo valor para aquisição é bem acessível, também de relativa facilidade na manutenção e locomoção, além de possibilitar um grande desenvolvimento do aluno em relação à disciplina, percepção auditiva e a apreciação musical.

Para o professor é uma experiência muito prazerosa, acompanhar este desenvolvimento e ver despontar a veia artística década um, tendo a concepção da música com arte.

WhatsApp Whatsapp: Novas Matriculas